HQs de janeiro

Pretendo fazer uma postagem regular por aqui, sobre as HQs que li no mês anterior. Se alguém se interessar em acompanhar, eu posto neste Tumblr (o Na Sarjeta)  conforme leio. Nada de melhores do mês, como no UHQ (lista de que participo).

Eu reli o Apocalipse Nau (Nós), do Guazzelli (meu favorito de 2015) e ele continua a encher meu coração. Não vou falar muito porque vai ter textão no Balbúrdia daqui uns dias.

Gostei demais do  Viva a revolução! (Veneta), do Crumb. É desse gibi que saiu umas das imagens (talvez as duas) usadas pelo MPL autorizadas pelo autor. É uma coletânea muito redonda e o texto introdutório do Rogério de Campos é ótimo.

Sou apaixonado pela obra do José Carlos Fernandes desde que li A pior banda do mundo (Devir). Quando descobri esse livro dele de 2004, Um catálogo de sonhos (Devir), já comprei sabendo que ia adorar.  O clima onírico abençoado por uma narrativa borgiana garantem tudo. Fizeram um curta dessa HQ e este é o trailer.

Demorei muito pra conhecer esse personagem. Gostei tanto de Concreto – nas profundezas (HQM) que penso em importar o resto caso a HQM desista de publicar. Ele é um cara com poderes que não é nem um altruísta como os heróis da era de ouro e de prata, nem um rancoroso e violento anti-herói pós-Cavaleiro dastrevas/Watchmen. Concreto é um cara normal preso num corpo que lhe dá alguns poderes. Tudo isso saiu da cabeça do Paul Chadwick na metade dos anos 90.

A grande cruzada v.1 (Devaneio) é o primeiro lançamento de várias páginas do talentoso Theo Szczepanski. A arte é muito boa e aqui já começa um porém: a edição tinha de ser maior, pra dar mais visibilidade ao desenho. A trama é muito interessante e a costura disso com nossos dias é muito inteligente. Meus dois outros poréns são com a capa (sem desenho do Theo) e a fonte usada na maior parte da HQ, que podia ter sido mais bem pensada (a página acima é um exemplo do bom uso da fonte).

A Miss Marvel – Nada normal (Panini)é um bom gibi de super-herói, como os gibis de super deveriam ser, com aventura, humor e licenças ao mundo real. O a mais aqui é a protagonista ser muçulmana e viver nos EUA. Do meu ponto de vista de infiel do islã, a coisa parece respeitosa, mas não sei como um crente de Alá veria a HQ. Outra HQ de super-herói que achei bem boa por ser super, mas é fraca por ser Ellis, é Cavaleiro da lua (Panini). O que mais gostei é que o encadernado traz 6 HQs que são independentes entre si.

Em Groo vs Conan (Mythos) só fanfarronice com o encontro dos dois bárbaros que importam. Se você já leu um Groo, leu todos e apesar do Conan, o gibi é do Groo.

Quando a noite fecha os olhos e Que Deus te abandone (ambas do Sesi) são dois roteiros do André Diniz. No primeiro arte de Mario Cau; no segundo do Tainan Rocha. Nenhum dos dois me pegou muito, na verdade. O primeiro achei excessivamente dramático caindo em um apelo sentimental que não gosto, apesar de tratar de um tema fundamental de aceitação de orientação sexual e tudo. Já no Que Deus te abandone, eu não comprei o jogo da escolha moral que guia a trama, mas arte do Tainan é muito competente.

Voltamos aos super-heróis com os 4 volumes de Stormwatch (Panini). A arte é nojenta em metade das HQs, mas o roteiro do Ellis é a semente do começo das HQs de super da primeira década do século 21. Stormwatch gerou a Authority que gerou a Supremos que gerou à Marvel no cinema que gerou a DC  no cinema que gerou aos gibis de linha de novo. Não tô falando que isso é bom, mas Stormwatch vale a leitura pra quem curte o gênero. Mesmo que na última parte o crossover WildCATS vs Aliens (!!!!) não tenha sido publicado o que presenteia os leitores com uma baita lacuna, do tipo: mas péra, eles morreram, como?

Volto em março com essa sessão aqui.

1 Comentário

Filed under HQs

One response to “HQs de janeiro

  1. Pingback: Mais Balbúrdia ainda | Lugar Certo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s