Leiturosseia do Ulysses – Capítulo Sete

Media_httphighway55li_akqdw

[Henri Matisse para uma edição ilustrada do Ulysses]

esse capítulo é delicioso e de formato extremamente moderno: fluxo de consciência, diálogos e trechos cortados em pequenos capítulos.

há a agilidade do jornalismo e seus textos curtos – perceba que os pequenos trechos são intitulados com manchetes jornalísticas. o modelo narrativa é da Entimemática. explico

um entinema é um silogismo sem uma das suas partes, por ela ser pressuposta. exemplifico com o mais clássico dos silogismos (é o mesmo exemplo da wikipedia também):

1) Todo homem é mortal;

2) Doutor Sócrates é homem;

3) logo, Doutor Sócrates é mortal.

um entinema seria: Todo homem é mortal, logo, Doutor Sócrates é mortal.

Media_http3bpblogspot_massf

foi?

observe como isso vai rolar nos diálogos e na narrativa: haverá inbterrupções, causos abandonados, falas cortadas, além de muita correria, típica de uma redação de jornal. muitas figuras de linguagem de retóricxa estão polvilhadas por todas as páginas do capítulo.

Bloom vai até o jornal Freeman para acertar alguns anúncios que vendeu e acertar negócios. enquanto isso, o dono do jornal conversa com algumas pessoas. Stephen chega até lá para trazer a carta que Deasy escreveu lá no capítulo dois – mas Bloom e Stephen não se encontram ainda.

quando estão saindo para almoçar, Bloom volta correndo para falar com o editor e é escorraçado de maneira grosseira por ele, que não aceita a contraproposta de anúncio do Shawes, cliente do nosso protagonista.

gosto muito desse capítulo é de um trecho dele que o editor da tradução mais recente do Ulysses no Brasil, André Conti, escreveu uma coluna pro blog da Cia. das Letras.

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s